EM FOCO - Saberes e Conhecimento

Planificação, Monitoria, Avaliação

Uma boa planificação é a primeira etapa para implementar actividades. É essencial orçamentar as actividades. No âmbito de um Programa no Local de Trabalho, estas actividades não são necessariamente caras e muitas vezes aproveitam-se parcerias locais ou pode-se cooperar com activistas.


Monitoria & Avaliação

 Ilustração: Kaz — Pix a bay A monitoria acontece ao mesmo tempo que acontece a implementação das actividades.
A avaliação faz parte das actividades relacionadas com o processo de planificação. Os dois pratos da balança comparam o que foi planificado com o que foi obtido, dando um valor a cada prato.

Perguntas da avaliação

  • Qual era a situação esperada no fim do período planificado?
  • Qual é a situação real encontrada?
  • O que a monitoria observou durante o processo?
  • Quais foram as recomendações para a acção?
  • As acções recomendadas foram executadas? Resultaram? Como resultaram? Por que não resultaram?
  • Qual é a avaliação deste processo?

Indicadores

Indicadores visualizam a tendência de uma situação macro e apoiam o processo mais estratégico de planificação semestral ou anual.

Exemplo - Indicador: “As crianças estão com a idade certa no sistema escolar“

O Ponto Focal tem a tarefa de recordar ao director e aos colegas de planificação, que o Programa de HIV no Local do Trabalho é obrigatório pelo Estado e ajuda a garantir uma boa motivação dos professores e a aumentar a qualidade do ensino.

É sempre importante integrar as actividades no Plano de Actividades Anual (PdA) e assegurar, que há um orçamento previsto.

POEMA



P.O.E.M.A – é uma série de formação e manuais sobre Planificação, Orçamentação, Execução, Monitoria, Avaliação no sector da educação de Moçambique com apoio da Programa ProEducação de GIZ

Planificar e Implementar sessões do Programa de HIV no Local de Trabalho

É fácil para implementar um encontro do Programa de HIV no local de trabalho: Primeiro, o Ponto Focal escolhe as áreas temáticas, explicadas neste guião, seja a prevenção de HIV ou sobre ITS, sobre a Vida Positiva e Nutrição ou sobre direitos e a Assistência Social. Leia os capítulos “Em Foco“ e as perguntas/respostas do respectivo capitulo.Planificação participativa Nesta base escolha uma ou várias actividades aqui escritas e leia atentamente. Pode experimentar a realização da actividade com amigos ou familiares. Depois convide os seus colegas com antecedência. O dia, a hora, o local e o tema do encontro devem constar no convite. Pode coordenar com o director da escola e/ou com o responsável da planificação. Também pode convidar facilitadores, por exemplo técnicos de saúde ou voluntários locais. O Ponto Focal junta os colegas numa sala – pode ser numa das salas da escola. Devendo iniciar a uma hora certa. Cumprimenta os colegas e explique o tema do dia que você escolheu, por exemplo a prevenção. Explique o objectivo da sessão – e começa a actividade. Todas as actividades incluem um debate. É importante falar abertamente e trocar as percepções, os conhecimentos e pontos de vista. Assim, aprendemos todos uns com os outros. Depois deve resumir com os colegas, o que aprenderam. É fundamental que o facilitador pergunte aos participantes o que acharam da sessão, como gostariam que tivesse sido e em que aspecto o facilitador deve melhorar. Planificação participativa

O Professor


O Professor

Dia do Professor Moçambicano

12 de Outubro

  • www.mec.gov.mz
  • www.portaldogoverno.gov.mz

Dia Mundial do Professor

5 de Outubro

  • www.unesco.org

Foto Credits: Balança: Kaz — Pixabay; outras fotografias: HF